O que o mundo do rock diz para os Beatles: Bença vô
O que o Slayer diz para os Iron Maiden: Bença pai
O que os metaleiros dizem para os emos: vão tudo pra p*** q** p****, seus bando de b****, eu quero e que vocês se f***.
O que Chuck Norris diz sobre o rock and roll: YES!
O que Phil Anselmo diz para um emo: Re...spect! Walk! What did you say?!
O que Jesus diz sobre John Lennon: Só porque ele é 2 cm mais alto, já falam merda...
O que o vegeta fala sobre os Beatles: Vermes insolentes!
O que o google fala sobre Paul McCartney: Você quis dizer "foi morto e substituído por um sósia"
O que os Beatles dizem sobre a profundidade de suas letras: Nós estamos vivendo num
submarino amarelo, submarino amarelo, submarino amarelo.
O que os Sex Pistols dizem sobre os Beatles: God save a queen!
O que o capitão obvio diz sobre o Metallica: Eles tocam metal!
O que o Megadeth diz sobre o Metallica: Já acostumamos a só copiar!
O que oeu anônimo diz sobre o Metallica: O melhor disco dos Beatles é o álbum branco e o pior
Disco do Metallica é o Album Negro.
O que o Metallica diz para os emos: Kill Em'All!
O que o Dream Theater diz para o Metallica: Bença irmão
O que o Slayer diz sobre Metallica: Pop e comercial.
O que o Metallica diz sobre a fala acima: Pelo menos a gente é rico .
O que o Silvio Santos fala sobre o Metallica: Eles são quase tão ricos quanto eu!
O que Ash Ketchum diz sobre a musica Full do Metallica: Gimme two, gimme five,
gimme seven... CHARIZARD!
O que o Zagalo diz sobre o Led Zeppelin: Led Zeppelin tem 13 letras!
Você que depois de meia hora viu que Led Zeppelin não tem 13 letras: O Zagalo é anarfarbeto
O que um poser fala sobre Led Zeppelin: Prefiro Guns N' Roses
O Axel Rose diz sobre Robert Plant: Eu tento ser ele.
O que Slash diz sobre o comentário acima: Se o Tiririca é idêntico, é claro que você também consegue.
O que Deus diz sobre o Iron Maiden: E no oitavo dia eu resolvi fazer a musica...
O que Chuck Norris diz sobre o primeiro post do Rabikó:
16 de novembro de 2009
1 de novembro de 2009
Origens de nome de grandes bandas ou não
Arctic Monkeys - Porra pesquisei mais só achei teorias onde uma foi que um mendigo falou algo pra eles envolvendo arctic monkeys, algo do tipo "Out here is like arctic your little monkeys", Outra que o tio do Matt tinha uma banda chamada Arctic Monkeys, outra que o Jamie fazia listas de nomes de times de futebol imaginários e esse era um dos nomes e a última é que Tuner fez um referência a sua primeira guitarra ou algo do gênero.
Aerosmith - O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.
Alice Cooper - Foi o nome da banda montada pelo vocalista Vincent Damon Furnier, que tomou o nome para si após a dissolução desta. O nome, segundo Vincent, foi inspirado por um espírito através de uma tábua de ouija (uma ferramenta para comunicação com os mortos semelhante ao "jogo-do-copo" difundido no Brasil). Alice Cooper teria sido uma feiticeira e uma das vidas passadas do vocalista.
Alice In Chains - Paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas. A idéia inicial (que nunca chegou a acontecer) era de tocarem covers de Slayer usando vestidos.
Beatles - Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, "Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?", uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.
Billy Idol - Membro fundador da banda punk, Generation X de 1977. O nome artístico é um trocadilho com o adjetivo "idle" (vagabundo, indisciplinado) que caracterizavam o vocalista durante os anos de escola.
Blink-182 - Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra "fuck" no filme "Scarface".
Bob Dylan - Seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Achando o nome excessivamente étnico e sendo grande admirador do poeta Dylan Thomas, ele mudou para Bob Dylan.
CBGB's(Não é banda mais contribuiu e muito com o punk rock) - Templo Nova Yorquino para o new wave, punk e thrash. O nome completo do lugar é CBGB and OMFUG, lendo "Country, Bluegrass, Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers".
Dead Kennedys - Kennedys mortos era uma alusão aos assassinatos do presidente John Fitzgerald Kennedy e seu irmão senador Robert Fitzgerald Kennedy. Uma citação famosa de East Bay Ray (guitarrista) sobre este assunto: "Um Show dos Dead Kennedys no dia 22 de novembro, aniversário da morte de John Kennedy, não seria de mau gosto? Claro! Mas os assassinatos também não são de mau gosto?
Detonautas - Segundo a versão oficial retirada do site da banda: "O nome Detonautas surgiu da junção de detonadores com internautas, afinal, nos conhecemos em salas de chat da internet. Acrescentamos o Roque Clube um tempo depois, utilizando o "qu" na palavra Roque para representar a nacionalidade do grupo e o Clube para todos que quiserem fazer parte do nosso grupo sejam bem vindos."
Doors - Jim Morrison quando cursava a faculdade de cinema da UCLA resolveu fazer um duo musical com Dennis Jakob, que mais tarde trabalharia com Francis Ford Coppola (que por sua vez era colega de turma de Morrison), chamado "The Doors: Open and Closed (As Portas: Abertas e Fechadas)", inspirado em versos de William Blake. A citação em questão segue assim: "If the doors of perception were cleansed, everything would appear to man as it truly is, infinite.", "There are things that are know and things that are unknow; in between are doors." ("Se as portas da percepção forem limpas, as coisas irão surgir como realmente são, infinitas", "Entre as coisas conhecidas e as coisas desconhecidas existem as portas"). Uma possível fonte pode ser também o livro "As Portas da Percepção ou O Céu e o Inferno", de autoria de Adoulx Huxley (autor do famoso "Admirável Mundo Novo"), onde ele relata suas experiências com a mescalina (tal substância, semelhante ao peiote e ao LSD, produz um efeito alucinógeno tão forte que as reações da pessoa oscilam rapidamente entre paz ou terror espiritual, daí o sub-título "Céu e Inferno). Este livro era muito lido e comentado nos anos 60 e certamente influenciou Morrisson na escolha do nome: The Doors. Mais tarde quando Jim conheceu Ray Manzarek sugeriu o nome The Doors (As Portas).
Engenheiros do Hawaii - Tudo começou em 1984 na Faculdade de Arquitetura em Porto Alegre, onde o grupo estudava. Existia uma rixa entre o pessoal de arquitetura e engenharia. Os estudantes se envolviam em rixas curriculares, filosóficas, estilos de vidas, etc. Enfim, o pessoal da arquitetura inventou um apelido para acabar com os inimigos. "Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abaixo. Tinha um pessoal na engenharia que usava aquelas roupas de surfista, e, para irritá-los, nós fazíamos questão de chamá-los de 'engenheiros' e, mais do que isso, 'engenheiros do hawaii', que é um paraíso meio kitsch". Na época, havia uma explosão de bandas punk, todas com nomes heróicos entre elas: Cavaleiros do apocalipse, Virgens Nucleares, Titãs, etc. Disse Humberto: "Sempre me assustou essa coisa heróica da música pop, porque te leva a ser meio semideus. Engenheiros do Hawaii era um nome desmistificador, ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos encararem como sacerdotes".
Foo Fighters - Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial significando UFO's (OVNI's). A palavra Foo é uma corruptela do francês "feu" significando "fogo" ou "fou", significando "insano". Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentaram atirar em possíveis UFO's.
Goldfinger - Título de um dos mais famosos filmes de James Bond.
Green Day - Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme "Soilent Verde" escrito "Green Day". A banda se chamava Sweet Children.
Guns N'Roses - Tirado dos nomes de Tracii Guns e Axl Rose ou de suas respectivas bandas, LA Guns e Hollywood Roses.
Iron Maiden - A "donzela de ferro" é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. "Donzela de Ferro" é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.
Kaiser Chiefs - Os membros da banda são fãs do time inglês de futebol Leeds United F.C. O nome para a banda foi inspirado no time sul-africano Kaizer Chiefs Fooball o antigo time do então capitão do Leeds Lucas Radebe.
Kiss - Significa Beijo. O nome foi escolhido por soar perigoso e sexy. O acrônimo "Knights In Satan's Service" ("Cavaleiros a Serviço de Satã") foi uma inteligente e lucrativa maneira para ajudar evangelistas a colocarem o medo de Deus no homem comum.
Led Zeppelin - O baterista do the Who, Keith Moon, achou que a banda de Jimmy Page, que ainda se chamava The New Yardbirds, era pesada como chumbo e flutuava como um Zepelim. Daí Lead Zeppelin (Zepelim de Chumbo). Um Zepelin trata-se de um balão dirigível em forma de charuto. Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin para não ter dúvidas quanto à pronúncia.
Linkin Park - A banda se chamava "Hybrid Theory", mudou o nome para "Linkin Park" por questões legais porque já existia uma outra banda com esse nome. Eles escolheram esse nome porque o Chester Bennington (vocalista) costumava dirigir pelo Lincon Park em Santa Mônica (que era uma vizinhança onde os desabrigados costumavam ir) e esse nome ganhou a atenção de todos por sua boa sonoridade. Eles mudaram alguma coisinha no nome porque assim eles poderiam comprar o domínio pois o linconpark.com era muito caro.
Metallica - Lars Ulrich ajudava um amigo bolar o nome de um metal fanzine. Uma das sugestões foi Metallica que não foi aproveitado para a revista. Lars então pegou para ele.
Nirvana - Estado avançado de espírito na cultura hindú.
Nofx - Forma simplória para "no effects" ("sem efeitos"). Uma banda punk honesta não quer mesmo muita parafernália tecnológica no som.
Oasis - É o nome de um centro esportivo em Swindon, Inglaterra.
Offspring - Tiraram o nome do filme B "The Offspring - They Were Born To Kill" (Os Decendentes - Eles Nasceram Para Matar).
Pink Floyd - O nome Pink Floyd é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de "Anderson Council" ou "Megadeath".
Pixies - O guitarrista que estava aprendendo inglês achou a palavra no dicionário, que quer dizer "fada". Acharam engraçado um sujeito imenso como Black Francis sendo membro de uma banda chamado "Fadas".
Queen - Segundo Freddie Mercury: "Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias 'caras' para o nome."
Ramones - O Beatle Paul McCartney usou o pseudônimo Paul Ramone durante a primeira excursão dos Beatles à Escócia. A banda tomou emprestado dele o sobrenome.
Red Hot Chilli Peppers - Pimentas vermelhas ardidas. Segundo Anthony Kiedis: "Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons".
REM - Trata-se da sigla para "Rapid Eyes Movements", movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.
Rolling Stones - Pedras Rolantes. Brian Jones escolheu o nome por causa da frase "A rolling stone gathers no moss" (Pedras rolantes não criam limo) e da música Rollin' Stone, ambas frase e canção de Muddy Waters.
Sex Pistols - O nome da banda foi baseado no nome da loja de Malcolm McLaren (Sex). É também uma conotação para o pênis.
Skid Row - Gíria para Sarjeta. O nome foi uma sugestão de Jon Bon Jovi. A banda iria se chamar Skip Rope (Pular Corda)
Smashing Pumpkins - Billy Corgan, vocalista, guitarrista e líder já deu várias explicações. O nome poderia ter vindo de uma piada sobre Halloween, que usa a abóbora (pumpkin) como símbolo. Em outra explicação, ele diz que Gene Simmons do Kiss apareceu em um sonho seu e disse "Joe Strummer is a pumpkin, drunken and smashed!"(Joe Stummer é uma abóbora bêbado e chapado). Mas o que ele mais afirma é que o termo smashing é usado no sentido de "arrasador", não como um verbo conjugado. O certo é que sua cidade natal é produtora de abóboras e há quem diga que o nome (Esmagando Abóboras) é uma vingança a um comentário de uma ex-namorada que teria lhe dito que ele não realizaria nada na vida e jamais conseguiria sair da cidade.
Smiths - Segundo uma biografia da banda, eles queriam um nome genérico que não denunciasse nenhum estilo especifico de música. Em uma entrevista à revista inglesa X, Morrisey conta que o nome surgiu porque Smith é o nome mais comum na Inglaterra, portanto parece algo comum e pejorativo, o que caía bem com as letras deprê e com aquela ironia sem esperança da banda.
Sonic Youth - Combinação dos nomes de duas bandas dos anos 70, Sonic Rendezvous Orchestra e Big Youth
The Strokes - Julian(vocalista) diz que é uma palavra que significa diversas coisas, acidente vascular cerebral, masturbação, carícias, ataque cardíaco entre outras. Mas a fonética influenciou a banda que recorreu ao dicionário onde dizia que strokes significava um grande golpe no rosto. E julian completa "That's exactly what our music is. It's like a powerful blow to the face".
The Clash - Foi por sugestão do baixista Paul Simonon, que teve a ideia ao ler uma manchete num jornal inglês que tinha em destaque a palavra "Clash". Antes disso os nomes mais cotados eram The Weak Heartdrops e The Psychotic Negatives, mas no fim optaram por The Clash.
Twisted Sister - Irmã Depravada.
29 de outubro de 2009
U2
Galera, como eu postei ontem eu não contei sobre banda nem uma, pois essa biografia que trago hoje, deu muito trabalho, mas está perfeita, completa e detalhada, com curiosidades e afins.
ATENÇÃO: Toda a Frase Sublinhada, contem um anexo como: Video, Musica ou Download.
ATENÇÃO: Toda a Frase Sublinhada, contem um anexo como: Video, Musica ou Download.
Com vocês:
U2 é uma banda de rock formada em Dublin, Irlanda no ano de 1978. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarrista, pianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista).
Os U2, com mais de trinta anos de estrada, são uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 145 milhões de discos no mundo inteiro e já ganharam vinte e dois prêmios Grammy (mais do que qualquer outra banda).
Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro afim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.
A banda foi formada em 21 de setembro de 1978. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, Mount Temple High School, à procura de elementos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "Feedback ", que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick, também na guitarra.
Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.
O punk rocker de Dublin Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators From Space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao facto de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson - Bono) que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.
Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e, como tal, "you too" ("você também") participa do espetáculo.( Tem amigo meu que acredita veementemente nessa teoria!)
Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, "U2-3" de seu nome, que chegou ao topo das tabelas na Irlânda. Em Dezembro desse ano rumaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlânda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.
Em Março de 1980 assinam pela Island Records que em Outubro edita o seu primeiro álbum Boy. Seguidamente partem para a sua primeira turnê fora do Reino Unido. Em 1981 editam o segundo álbum, intitulado October. Os fãs e a crítica depressa deram conta do carácter espiritual das letras da banda; Bono, The Edge e Larry, menos Adam são cristãos assumidos, e não faziam nada para esconder tal fato. Estes três membros cristãos da banda juntaram-se a um grupo religioso de Dublin chamado "Shalom", o que os levou a questionar a relação entre a fé cristã e o estilo de vida baseado no rock.
Em 1983, o grupo edita o álbum War que incluía "Sunday, Bloody, Sunday", que falava da situação entre católicos e protestantes na Irlânda do Norte. O primeiro single do álbum, "New Year's Day", foi o primeiro êxito internacional da banda, tendo chegado a Nº 10 no Reino Unido e quase entrou no top 50 dos Estados Unidos. A MTV deu grande destaque ao videoclip desta música, o que abriu as portas ao mercado americano. Pela primeira vez realizaram concertos com lotação esgotada tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos dos quais resultaram a gravação ao vivo do EP Under a Blood Red Sky e também de um vídeo. Nessa época os U2 abriam os concertos de The Police.
A banda começou a gravação do seu quarto álbum com produção de Brian Eno e Daniel Lanois. O álbum foi gravado no Slane Castle, na Irlanda. The Unforgettable Fire, (assim chamado devido a uma série de pinturas feitas por sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima e Nagasaki), foi editado em 1984. O disco possui uma sonoridade única: o U2 encontra a linha melódica que o faz ser uma banda singular. A música "Pride (In the Name of Love)" era dedicada a Martin Luther King, e chegou a Nº 5 de vendas no Reino Unido e ao top 50 nos Estados Unidos.
A revista Rolling Stone chamou o U2 de "Banda dos anos 80", dizendo que, para um número crescente de fãs, os U2 eram a banda mais importante, senão mesmo, a única importante.
O concerto Live Aid, de ajuda contra a fome na Etiópia em 1985, foi visto por mais de um bilhão de pessoas por todo o mundo. Embora o U2 não fosse considerados como "banda de cartaz", a sua versão de 13 minutos de "Bad" tomou conta do espectáculo, com Bono a abandonar o palco para ir dançar com uma espectadora. Em 1986, o U2 participou também numa série de concertos de apoio à Amnistia Internacional, esgotando arenas e estádios por todo o mundo. Como consequência disto a Amnistia Internacional viu triplicar o seu número de membros.
Em 1987 foi editado The Joshua Tree. O álbum entrou diretamente para número 1 de vendas no Reino Unido e rapidamente chegou ao mesmo lugar nos Estados Unidos. Os singles "Where The Streets Have No Name", "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For" tiveram o mesmo êxito. O álbum vendeu 26 milhões de cópias e foram a quarta banda a ter direito a uma capa da Time Magazine, (as outras três tinham sido os Beatles, The Band e The Who). Os U2 receberam diversos Grammys, entre eles o de melhor álbum do ano. Com The Joshua Tree os U2 conquistaram definitivamente o mundo.
"With or Without You" fez parte da trilha internacional da novela Mandala da Rede Globo, levada ao ar em 1987.
Em várias pesquisas e enquetes o álbum aparece entre os dez melhores de todos os tempos. Em uma delas, ficou em segundo lugar, atrás apenas de Ok Computer, do Radiohead.
A banda gravou e filmou diversos concertos da turnê de Joshua Tree para o álbum e documentário Rattle and Hum, em 1988, e editado em vídeo em 1989. O álbum tornou-se num tributo à música americana, tendo sido gravado nos estúdios da "Sun", é um álbum duplo de temas ao vivo, sessões de estúdio e temas inéditos, como "Desire", "Angel of Harlem" (uma homenagem à cantora Billie Holiday), "All I Want Is You" e "When Love Comes to Town" (com a participação do cantor e guitarrista de blues estadunidense B. B. King).
Após um período de férias, a banda juntou-se em Berlim, nos fins de 1990 para começar a trabalhar no seu próximo álbum de estúdio; mais uma vez Brian Eno e Daniel Lanois foram escolhidos para o produzir. As primeiras sessões não terão corrido muito bem, visto que os membros divergiam quanto à musicalidade a ser seguida pela banda. Mas a atmosfera pós Guerra Fria de Berlim fez bem para os U2. A cidade borbulhava após anos de um marasmo cultural. Em novembro de 1991 o U2 lança Achtung Baby. Carregado de distorções e experimentalismo, o álbum foi muito bem recebido pelos fãs e crítica especializada. Achtung Baby é, até hoje, considerado um dos melhores álbuns dos U2.
Nos princípios de 1992, começaram a turnê por terras americanas, chegando a ter a participação de Axl Rose num dos concertos. O espectáculo de multimédia, conhecido como "ZooTV", confundia as audiências, com centenas de ecrãs de vídeo, carros voadores e personagens como "The Fly". Esta turnê era uma tentativa dos U2 gozarem com os excessos do rock, de forma a parecer que tinham abraçado a ganância e a decadência – por vezes mesmo fora do palco. Muitos não terão percebido isso, e pensaram que os U2 tinham perdido a chama. Seguindo o mesmo tema, voltaram a estúdio – num intervalo da turnê de "ZooTV" – e gravaram Zooropa que foi editado em Julho de 1993.
Em 1995 o U2 lançou a música "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" que foi trilha sônora do filme Batman Forever. No videoclipe desta música uma animação em quadrinhos em Gotham City com Bono em forma de The Fly e MacPhisto (dois personagens de Bono na turnê ZooTV) confrontando com Batman. Em 1996 a Adam Clayton e Larry Mullen Jr fazem uma nova versão do tema da série Mission: Impossible essa nova versão é o tema principal do filme Missão Impossível.
Em 1995 a banda editou um álbum conceitual chamado Passengers: Original Soundtracks 1. Foi um projeto paralelo do U2 com Brian Eno que formam a banda Passengers e tocam trilha sonoras de filmes imaginários. Foi pouco divulgado, a maioria das músicas é sintetizada por computador com vozes também sintetizadas. Por outro lado, é nesse álbum que foi lançada originalmente a música "Miss Sarajevo", onde Bono faz um dueto com Luciano Pavarotti. A música foi para o repertório da: PopMart Tour com Pavarotti cantando ao vivo no show em Sarajevo e se tornou bastante conhecida ainda hoje sendo tocada em turnê.
No início de 1996 começaram a trabalhar no seu novo álbum. Pop foi editado em Março de 1997. O álbum chegou a 1º lugar de vendas em 28 países, mas teve críticas bastantes variadas, havendo quem achasse que a indústria musical tinha passado os limites da tolerância na promoção de Pop. O álbum foi lançado sem ter sido amadurecido em estúdio como gostariam os membros da banda. Já estava programada a megalomaníaca: "PopMart Tour" e o mundo não podia esperar. O suco de limão de "Lemon" (no meio dos concertos os membros saíam de dentro de um limão gigante) e a coreografia estabanada no videoclipe de "Discothèque" (principalmente de Larry Mullen, visivelmente constrangido em participar de tamanho mico) foram um fiasco total nos Estados Unidos. Contudo o álbum "Pop" é um excelente disco, talvez um dos mais introspectivos da banda, mas pouco compreendido por muitos fãs clássicos e pela crítica. O próprio Bono já demonstrou interesse em voltar a trabalhar nele e relançá-lo.
Recentemente a banda lançou o: DVD U2 - Popmart Tour Live in Mexico City, que traz o registro ao vivo de uma das melhores preformances dessa turnê na Cidade do México, onde a geniosidade e a grandiosidade da banda é posta à prova. Essa turnê marcou o fim da era tecnológica da banda, que iniciou com Atchung Baby, passando por Zooropa e a turnê da ZOO TV.
No início de 1999 os "U2's" voltam ao estúdio novamente com Brian Eno e Daniel Lanois na produção. Depois da extravagante: "PopMart Tour", a crítica achou que os U2's estavam a tentar voltar aos tempos de The Joshua Tree por forma a tentar manter a sua legião de fãs. Durante as gravações, a banda colaborou com o autor Salman Rushdie que escreveu a letra para a música de "The Ground Beneath Her Feet" baseado no seu livro com o mesmo nome. Essa e outras músicas fizeram parte da banda sonora do filme The Million Dollar Hotel, baseado numa história escrita por Bono, e realizado por Wim Wenders, velho conhecido da banda.
All That You Can't Leave Behind foi editado em Outubro e foi muito bem recebido, sendo considerado por muitos, (Rolling Stone incluído) a terceira obra-prima dos U2 ao lado de Achtung Baby e The Joshua Tree. Chegou ao nº 1 de vendas em 31 países; o single "Beautiful Day" foi também um êxito por todo o mundo, tendo inclusive ganho três Grammys. A música "Elevetion" foi a música tema do filme Lara Croft: Tomb Raider . O filme teve bastante sucesso e no videoclip, onde The Edge aparece ao lado da atriz Angelina Jolie que fez o papel de Lara Croft. Essas cenas foram montagens para fazer parecer que The Edge estava mesmo a contracenar com Angelina Jolie.
A turnê que se seguiu, chamada "The Elevation Tour" quase foi cancelada devido aos ataque terrorista de 11 de Setembro, mas eles decidiram continuar, acabando por ser considerada a 2ª maior turnê de sempre (em termos de receitas), logo a seguir a "Voodoo Lounge Tour" dos Rolling Stones em 1994. Após o enorme sucesso do álbum e da turnê, muitos fãs da banda consideraram que ela podia ser considerada a: "maior banda de rock do mundo"depois dos Beatles claro conforme tinha sido dito por Bono um ano antes.
Após o fim da turnê em 2002, o U2 tocou três músicas em Nova Orleães durante o intervalo do Super Bowl XXXVI. Numa perfomance emocional de "Where the Streets Have No Name", o nome das vítimas do ataque de 11 de setembro, projetados numa cortina, flutuavam em direção ao céu atrás da banda. No fim da apresentação, Bono abriu o seu casaco e revelou uma bandeira americana pintada no tecido. Essa imagem apareceria na capa de inúmeros jornais e revistas. "All That You Can't Leave Behind" ganhou ao todo 7 Grammys, inclusive de melhor álbum de rock.
Bono continuou a sua campanha pelo perdão da dívida dos países mais pobres durante o verão de 2002.
No final de 2002, os U2 lançaram a segunda parte da sua coleção de grandes hits, o The Best of 1990-2000.
Os artistas de dance music LMC sampleou "With or Without" na faixa "Take Me to The Clouds Above" que ainda incluiu letras de "How Will I Know" de Whitney Houston. Todos os quatro membros dos U2 autorizaram a faixa, que foi lançada com o título de LMC vs U2. Adam Clayton disse sobre a faixa: "É uma ótima batida e vocês podem dançar com ela. Eu gosto especialmente do baixo." A faixa liderou o top de singles do Reino Unido em Fevereiro de 2004, o top 5 da Irlânda e o top 10 da Austrália. Em Abril de 2004, a revista Rolling Stone colocou o U2 entre: "Os 50 Maiores Artistas De Rock And Roll De Todos Os Tempos".
Uma cópia não finalizada do novo álbum da banda foi roubado em Nice, França, em Julho de 2004. Entretanto, em 22 de julho Bono revelou que caso o disco fosse disponibilizado em redes P2P, ele seria lançado imediatamente através do iTunes e estaria nas lojas em um mês. O álbum How to Dismantle an Atomic Bomb foi lançado no dia 22 de novembro (23 de novembro nos Estados Unidos). O U2 fez o lançamento com um inusitado show pelas ruas de Nova Iorque, tocando as novas músicas em cima de um caminhão: "U2 Live from Under the Brooklyn Bridge". O primeiro single do álbum, "Vertigo", foi lançado no dia 24 de setembro de 2004. A música foi bastante tocada nas rádios e na primeira semana do seu lançamento estreou no 18º lugar na "Modern Rock Tracks Chart" da Billboard e em 46º lugar na "Billboard Hot 100." How to Dismantle an Atomic Bomb foi um grande sucesso de vendas e de crítica. Passou diversas semanas como o álbum mais vendido em diversos países. Até janeiro de 2005, já havia vendido quase 11 milhões de cópias, número que com certeza aumentou de lá para cá. Além disso, foi vencedor de 8 Grammys, inclusive de: Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rock. A "Vertigo Tour" mostrou ao mundo porque o U2 é uma das maiores bandas de rock da história e sem dúvida a maior da atualidade: concertos maravilhosos, com lotação esgotada e uma estrutura gigantesca.
Os U2's gravaram a música "Instant Karma" de John Lennon para o álbum "Make Some Noise" ("Instant Karma" nos EUA). O álbum é uma campanha da Amnesty International, com o objetivo de chamar a atenção para a crise em Darfur. É um álbum duplo de covers de Lennon. Vários outros artistas também participam, tais como R.E.M., The Cure, Green Day, A-ha e Duran Duran.
A banda começou a trabalhar no décimo segundo álbum No Line on the Horizon em 2006, originalmente escrevendo e gravando com o produtor Rick Rubin, mas o material foi arquivado. A banda subsequentemente resolveu começar a escrever e gravar para o álbum com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno em 2007. Durante as sessões em Março de 2008, foi confirmado que a banda havia assinado um contrato de 12 anos com a Live Nation no valor de cem (100) milhões de dólares, o que inclui: o controle do merchandising da banda, patrocínio, e o site oficial.
A banda completou No Line on the Horizon em Dezembro de 2008, e agendou o lançamento para 2 de Março de 2009. "Get On Your Boots" é seu primeiro e "Magnificent" como o segundo single do álbum.
Em uma entrevista com Sean O'Hagan do The Guardian, Bono disse que a banda pretende lançar outro álbum no fim do ano consistindo de material gravado durante as sessões de No Line on the Horizon. Bono disse que será "um álbum mais meditativo no tema de peregrinação".
No dia 25 de Outubro de 2009, O U2 realizou o primeiro show ao vivo, transmitido pelo Youtube.
O evento, ocorrido no estádio Rose Bowl de Pasadena, EUA, teve início à 1h30, horário brasileiro. Por volta das 3h, o canal "U2" no YouTube, no qual se transmitia o show, registrava mais de 1,3 milhão de acessos ( agora, esses acessos já passam de 10 Milhões).
"O grupo queria fazer este tipo de coisa há algum tempo", revelou o agente do U2, Paul McGuinness, em um comunicado divulgado no site da banda.
Além do YouTube, os internautas interagiam via Twitter. O show foi transmitido ainda para Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Nova Zelândia e Holanda.
"YouTube está encantado em oferecer a seu público em todo o mundo uma apresentação ao vivo de um dos maiores grupos do planeta", declarou Chris Maxcy, um dos responsáveis do portal.
Video Completo do Show
Discografia
Álbuns de Estúdio
* Boy (1980)
* October (1981)
* War (1983)
* The Unforgettable Fire (1984)
* The Joshua Tree (1987)
* Rattle and Hum (1988)
* Achtung Baby (1991)
* Zooropa (1993)
* Pop (1997)
* All That You Can't Leave Behind (2000)
* How to Dismantle an Atomic Bomb (2004)
* No Line on the Horizon (2009)
Coletâneas e Álbuns Ao Vivo
* 1983 Under a Blood Red Sky
* 1985 Wide Awake in America
* 1998 The Best of 1980-1990
* 2002 The Best of 1990-2000
* 2006 U218 Singles
Download's
Boy [1980]
October [1981]
Under A Blood Red Sky [1983]
War [1983]
The Unforgettable Fire [1984]
The Joshua Tree [1987]
Rattle And Hum [1988] – Parte 1 | Parte 2
Achtung, Baby [1991]
Zooropa [1993]
Pop [1997]
All That You Can’t Leave Behind [2000]
How to Dismantle an Atomic Bomb [2004]
18 Singles [2006] – Parte 1 | Parte 2
October [1981]
Under A Blood Red Sky [1983]
War [1983]
The Unforgettable Fire [1984]
The Joshua Tree [1987]
Rattle And Hum [1988] – Parte 1 | Parte 2
Achtung, Baby [1991]
Zooropa [1993]
Pop [1997]
All That You Can’t Leave Behind [2000]
How to Dismantle an Atomic Bomb [2004]
18 Singles [2006] – Parte 1 | Parte 2
Sites Oficiais
Marcadores:
U2
Assinar:
Postagens (Atom)